Retafoam – Resina de Poliuretano Líquido
O Retafoam é uma resina de poliuretano líquido que, ao ser misturada, se expande de 25 a 30 vezes o seu volume como uma espuma rígida.
Sua versatilidade é enorme. É um excelente isolante térmico e acústico, por isso pode ser usado na construção civil. Também pode ser aplicada na produção de moldes, na proteção de peças e equipamentos durante o transporte e até no artesanato, entre outras utilidades.
O método de isolamento térmico com espuma de poliuretano é casualmente usado em indústrias como forma de preservar a temperatura dos ambientes. Por ser um material muito versátil, ele pode substituir a madeira, o metal, borracha e até mesmo o algodão. Tudo depende de sua necessidade.
Basicamente, a espuma de poliuretano funciona como um tipo de selante adesivo que ainda serve como protetor térmico. Contudo, apesar de chamada de espuma, seu componente não cede à pressão nem encolhe, sendo bastante resistente a impactos. Com ela, é possível isolar um ambiente do outro, bloqueando calor, ruídos, aumentando assim, o conforto para ambas as áreas.
Graças a sua superfície resistente, lisa e impermeável, ela se torna um elemento essencial contra chuva, vento, neve e correntes de ar. Apesar de ser um produto de alta qualidade e fácil aplicação, seu valor é bem acessível e rende até três vezes o seu volume inicial assim que aplicado.
Vantagens da Resina de Poliuretano Líquido
Ao fazer o assentamento de batentes, vedar frestas e janelas de madeira, a espuma absorve as vibrações do ambiente. Por isso, as indústrias que funcionam com refrigeração e dependem de um ambiente com temperatura controlada são beneficiadas. Além disso, a espuma de poliuretano apresenta outras vantagens:
- Resistência a bactérias;
- Estanca boa parte de vazamentos;
- Isolante acústico e eliminação de ruídos;
- Resistência a condições de clima desfavoráveis;
- Produto econômico e de ótimo custo-benefício;
- Alta durabilidade;
- Fácil aplicação;
- Capacidade de se moldar a diferentes superfícies e espaços.
Aplicações
Em virtude de sua capacidade de se adaptar a diversos usos, é possível usar as propriedades da espuma em muitas situações. Então ela não é somente usada no ramo de construção civil, mas também na indústria automobilística e outros meios:
- Fabricação de colchões e estofados;
- Fixação de portas e batentes;
- Correção de falhas em paredes ou superfícies;
- Fabricação de pneus;
- Isolamento de locais;
- Auxilia os sistemas de congeladores e refrigeração.
Outros aplicações da Resina de Poliuretano Líquido
Também é possível usar o Retafoam no formato de placa de poliuretano rígido. Nesse formato, ele pode ser usado para isolar termicamente telhados. Geram conforto e economia de energia, pois evitam a passagem do calor originária do telhado e, desta forma, evitam maior gasto em sistemas de ar condicionado.
Calha para isolar tubulações de sistemas de resfriamento existente em processos indústriais na condução de gases liquefeitos, amônia e água gelada. Apresentam uma eficiência de isolação maior que qualquer outro material isolante.
Portas para câmaras frias, e outros ambientes que necessitam do mantimento e estabilização da temperatura em ambientes internos. Em ambientes totalmente isolados, não podemos esquecer dos meios de entrada e saída, pontos vulneráveis a perda de temperatura caso não haja um isolamento adequado.
Boias preenchidas com poliuretano rígido expandido Retafoam
Estas boias são preenchidas com poliuretano expandido Retafoam, em função de sua baixa densidade. Isto ajuda na flutuação e impede a penetração da água e a consequente perda da boia.
Flutuadores seguem o mesmo conceito das boias. Eles têm uma camada externa de poliuretano flexível, preenchida com poliuretano rígido Retafoam.
O poliuretano rígido expandido Retafoam permite sua modelação. Desta forma, serve a todo tipo de perfil, adicionando flutuabilidade, uma característica essencial para aplicação em pranchas de surf, bodyboard, stand-up padlle, caiaques, etc.
Leia também
Resina Tapa-Poros: o que é e aplicaçõesPiso para cozinha industrial: saiba como escolher o ideal