Notícias
22
out

Polimento de pisos: tudo que você precisa saber sobre esse procedimento

homem fazendo polimento de pisos com equipamento

Muito requisitado em casas, condomínios, estabelecimentos comerciais e até mesmo galpões, o polimento de pisos é excelente para renovar os ambientes. Ao invés de gastar mais tempo e dinheiro com a troca dos revestimentos, você pode contar esse método que dá uma nova cara para o seu chão. Nesse artigo, explicaremos um pouco mais sobre como funciona e todas as suas vantagens. Continue lendo!

Vantagens do polimento de piso

Diariamente, os pisos e revestimentos são afetados pelo trânsito de pessoas, objetos pesados e máquinas. Portanto, com o tempo, eles podem acabar se quebrando ou rachando, ficar com uma aparência desgastada, surgir manchas, cor desbotada e por aí vai.

Por isso, a maior vantagem do polimento de pisos é trazer uma nova aparência e conservar o piso por mais tempo. O procedimento também oferece brilho aos materiais e sofisticação ao ambiente.

Há também o fato de que o polimento auxilia a limpeza dos locais sem esforços. Isso porque as superfícies não tratadas possuem mais textura, que agrega a sujeira. Portanto, o processo de polir nivela e torna o piso mais liso, além de criar uma espécie de camada protetora, facilitando a higienização.

Como é feito o polimento de pisos

Vale lembrar que cada piso exige técnica, produto e equipamento diferente para o polimento. Portanto, o ideal é solicitar o serviço de uma empresa especializada. Somente pessoas com conhecimento técnico são capazes de realizar o procedimento da maneira correta para cada tipo de piso.

Ainda assim, o polimento envolve basicamente quatro passos:

  1. Raspagem: para remover todas as sujeiras e restos de cera, além de nivelar;
  2. Reparação de danos: análise e reparo em partes quebradas, rachadas ou arranhadas com uma massa;
  3. Polimento: são usadas pedras de grana fina para polir sem riscar, deixando a superfície lisa e brilhante;
  4. Impermeabilização: para evitar que fique com manchas e o polimento dure mais.

Quais tipos de pisos podem ser polidos?

Como dissemos anteriormente, cada tipo de material exige um método diferente. No entanto, vale afirmar que o polimento de pisos pode ser feito em:

  • Mármore
  • Granito
  • Porcelanato
  • Laminado
  • Piso cerâmico
  • Concreto
  • Madeira

Equipamentos utilizados no polimento de pisos

Para que o procedimento seja completo, os profissionais costumam utilizar alguns equipamentos. Os principais deles são:

Aspirador de pó

Para retirar toda sujeira sem molhar ou danificar a superfície, o aspirador de pó é constantemente utilizado no processo de polimento de pisos, especialmente os de madeira.

Lavadora de alta pressão

Já para pisos de granito, cerâmica e porcelanato, por exemplo, que são mais resistentes à água, a limpeza pode ser feita com a lavadora de alta pressão.

Ferramentas manuais

Algumas ferramentas também entram na lista, como estiletes, espátulas, desempenadeiras e mais.

Lixadeira elétrica

Depois de tudo limpo e nivelado, as lixadeiras elétricas são utilizadas tanto para raspar quanto para polir os pisos e revestimentos.

Garanta pisos de qualidade com a Retaprene

Se você busca por materiais de qualidade para os pisos da sua residência, comércio ou indústria, conte com a Retaprene. Aqui, comercializamos dois tipos diferentes de matérias-primas. Acesse nosso site e entre em contato para garantir qualidade e segurança em seus ambientes!

Tags


Principais clientes

Logo vallourec
Logo Technip
Logo Prysmian
Logo Paranapanema
Logo Natal Shopping
Logo Kimberly Clark
Logo JCDecaux
Logo FLSmidth
Logo Embraer
Logo Cyrela
Logo CPTM
Logo ALCOA
Logo AES Eletropaulo