Polimento de pisos: tudo que você precisa saber sobre esse procedimento
Muito requisitado em casas, condomínios, estabelecimentos comerciais e até mesmo galpões, o polimento de pisos é excelente para renovar os ambientes. Ao invés de gastar mais tempo e dinheiro com a troca dos revestimentos, você pode contar esse método que dá uma nova cara para o seu chão. Nesse artigo, explicaremos um pouco mais sobre como funciona e todas as suas vantagens. Continue lendo!
Vantagens do polimento de piso
Diariamente, os pisos e revestimentos são afetados pelo trânsito de pessoas, objetos pesados e máquinas. Portanto, com o tempo, eles podem acabar se quebrando ou rachando, ficar com uma aparência desgastada, surgir manchas, cor desbotada e por aí vai.
Por isso, a maior vantagem do polimento de pisos é trazer uma nova aparência e conservar o piso por mais tempo. O procedimento também oferece brilho aos materiais e sofisticação ao ambiente.
Há também o fato de que o polimento auxilia a limpeza dos locais sem esforços. Isso porque as superfícies não tratadas possuem mais textura, que agrega a sujeira. Portanto, o processo de polir nivela e torna o piso mais liso, além de criar uma espécie de camada protetora, facilitando a higienização.
Como é feito o polimento de pisos
Vale lembrar que cada piso exige técnica, produto e equipamento diferente para o polimento. Portanto, o ideal é solicitar o serviço de uma empresa especializada. Somente pessoas com conhecimento técnico são capazes de realizar o procedimento da maneira correta para cada tipo de piso.
Ainda assim, o polimento envolve basicamente quatro passos:
- Raspagem: para remover todas as sujeiras e restos de cera, além de nivelar;
- Reparação de danos: análise e reparo em partes quebradas, rachadas ou arranhadas com uma massa;
- Polimento: são usadas pedras de grana fina para polir sem riscar, deixando a superfície lisa e brilhante;
- Impermeabilização: para evitar que fique com manchas e o polimento dure mais.
Quais tipos de pisos podem ser polidos?
Como dissemos anteriormente, cada tipo de material exige um método diferente. No entanto, vale afirmar que o polimento de pisos pode ser feito em:
- Mármore
- Granito
- Porcelanato
- Laminado
- Piso cerâmico
- Concreto
- Madeira
Equipamentos utilizados no polimento de pisos
Para que o procedimento seja completo, os profissionais costumam utilizar alguns equipamentos. Os principais deles são:
Aspirador de pó
Para retirar toda sujeira sem molhar ou danificar a superfície, o aspirador de pó é constantemente utilizado no processo de polimento de pisos, especialmente os de madeira.
Lavadora de alta pressão
Já para pisos de granito, cerâmica e porcelanato, por exemplo, que são mais resistentes à água, a limpeza pode ser feita com a lavadora de alta pressão.
Ferramentas manuais
Algumas ferramentas também entram na lista, como estiletes, espátulas, desempenadeiras e mais.
Lixadeira elétrica
Depois de tudo limpo e nivelado, as lixadeiras elétricas são utilizadas tanto para raspar quanto para polir os pisos e revestimentos.
Garanta pisos de qualidade com a Retaprene
Se você busca por materiais de qualidade para os pisos da sua residência, comércio ou indústria, conte com a Retaprene. Aqui, comercializamos dois tipos diferentes de matérias-primas. Acesse nosso site e entre em contato para garantir qualidade e segurança em seus ambientes!
Leia também
Piso resinado: entenda as vantagens e cuidados com esse revestimentoCola PU: saiba tudo sobre este produto!