Pisos Monolíticos: o que são e como aplicar

A melhor definição de piso monolítico é o que o próprio nome sugere: “piso sem emendas”. Seu significado vem da palavra “monólito”, que quer dizer “única pedra” ou “única camada”.

Atualmente os pisos monolíticos ou autonivelantes vêm sendo muito utilizados por apresentarem diversos benefícios, dentre eles, a facilidade na limpeza, a resistência mecânica, a rapidez na aplicação, o excelente acabamento estético, o fato de não ser poluente, entre outras vantagens. Por não apresentarem juntas, os pisos monolíticos são indicados e extremamente recomendados em lugares onde a higiene é de fundamental importância, tais como: hospitais, indústrias alimentícias, laboratórios, entre outros.

Aplicação de pisos monolíticos

Os pisos monolíticos são aplicados através de resinas em estado líquido, podendo ser mono ou bi-componentes, de bases epóxi, poliuretano (PU), acrílica, microcimento, entre outras.

Hoje, podemos considerar que as resinas mais utilizadas para estas aplicações são: resina epóxi e poliuretânica, as quais são aplicadas sob a superfície do piso e, após seu período de secagem (cura), ganham seu estado sólido formando uma camada superficial única, altamente resistente. O material também pode ser aplicado sobre o piso anterior, diminuindo o tempo da obra e acúmulo de resíduos.

Acabamentos para pisos monolíticos

Os pisos monolíticos possuem uma variedade de acabamentos, do fosco ao brilhante, com manchas, aspectos mais naturais, com flocos de tintas, com técnicas de pintura que reproduzem o granito e mármore, entre outras possibilidades. O revestimento pode ser totalmente personalizado, com mistura de cores, tonalidades monocromáticas, aplicação de desenhos, utilização de glitter e quartzo, além das opções de acabamento. É ecologicamente sustentável, possui alta resistência, rápida aplicação, pode ser antiderrapante (em lugares como cozinha ou locais com crianças) e não apresenta juntas, facilitando a limpeza.

Resina para piso sintético

Coverfloor é uma resina bi componente (100% sólidos), pois não há a presença de solventes em sua composição.

Se você deseja pisos com superfície lisa, resistente à abrasão mecânica e com alta durabilidade, esta resina é a mais indicada. Através da aplicação da Coverfloor, o piso recebe uma impermeabilização que cria uma barreira contra desgastes, corrosões e cria um ambiente com excelente estética, limpo e livre da presença de micro-organismos e de poeiras.

Com relação às informações técnicas, a Coverfloor é composta de 100 partes do componente “A” e 34 partes do componente “B”. Pot-Life é feito a 25°C por minuto entre 40 e 50; dureza Shore A entre 95 e 98. A cura total dentro de uma temperatura de 25°C com 65% UR (h) em 24 horas.

Saiba mais sobre o produto

Epóxi: piso autonivelante

Retapoxi Piso, resina epóxi bi componente de ótima qualidade com baixo custo, é indicada para clientes que necessitam de um acabamento preciso, moderno e de excelente resistência mecânica.

As características visíveis dessa resina garantem um autonivelamento que permite a aplicação tanto com rolo fura bolha quanto com rodo nivelador em concretos, plásticos, madeiras etc. Ela tem a relação da mistura de 100 partes do componente “A” e 17 partes do componente “B”, Pot-life entre 40min e 50min numa temperatura a 25°C por minuto; dureza Shore A 95 a 98.

A agilidade em ter uma cura total é uma das vantagens dos nossos clientes, pois ela acontece em 24 horas a 25°C numa porcentagem de 65% UR/h.
Rendimento: 3 kg/m².

Saiba mais sobre o produto

Como limpar piso monolítico

Os pisos monolíticos precisam de cuidados, assim como qualquer outro tipo de revestimento. Uma das suas características mais importantes é o alto brilho em sua superfície e o aspecto vitrificado. Quanto mais cuidados com o Piso Epóxi ou Poliuretano você tiver, mais ele ficará conservado. Isso aumentará a sua durabilidade, evitando possíveis gastos com manutenção.

  • Utilize detergente neutro específico para pisos epóxi;
  • Não utilize produtos excessivamente ácidos ou alcalinos;
  • Faça sempre a limpeza antes da aplicação da cera;
  • Não utilize substâncias ou produtos abrasivos na limpeza;
  • Aplique cera específica para pisos epóxi: alto brilho, alto tráfego e antiderrapante;
  • Não promova higienização com temperaturas muito elevadas;

Recent Posts

  • Notícias

5 erros bem comuns na hora de aplicar o impermeabilizante

Impermeabilizar superfícies é essencial para proteger construções contra danos causados pela água e umidade. No…

4 semanas ago
  • Notícias

Conheça as principais diferenças da resina acrílica para epóxi

Resinas são polímeros essenciais em uma variedade de aplicações industriais e criativas, variando de construção…

4 semanas ago
  • Notícias

Confira as 8 diferenças da cola PU para as demais

Cola PU, ou cola de poliuretano, é um tipo de adesivo extremamente versátil e robusto,…

4 semanas ago
  • Notícias

Quais são as principais aplicações do epóxi autonivelante em ambientes residenciais e comerciais?

O epóxi autonivelante é um revestimento versátil e durável amplamente utilizado em ambientes residenciais e…

4 meses ago
  • Notícias

Quais cuidados devem ser tomados na manutenção de um piso de porcelanato líquido?

Manter um piso de porcelanato líquido requer cuidados específicos para preservar sua beleza e durabilidade.…

4 meses ago
  • Notícias

Quais são as recomendações de segurança e manuseio ao usar cola PU?

A cola PU é amplamente utilizada em diversas aplicações devido à sua forte adesão e…

4 meses ago