Piso para cozinha industrial: saiba como escolher o ideal

Quando falamos em cozinha industrial, algumas coisas vêm à mente: pessoas com pressa para finalizar um prato, cuidados para a gordura não respingar, utensílios para serem limpos e por aí vai. Porém, outro detalhe que merece a atenção nesses locais é o tipo de piso para cozinha industrial. Nesse artigo, apresentaremos alguns dos principais para que você escolha o ideal para sua cozinha. Continue lendo!

O que a Anvisa determina?

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – determina algumas normas e materiais que devem ser utilizados nas cozinhas industriais. De acordo com com a portaria 2916/11, sobre os pisos é determinado que:

“2.4.5. Os pisos devem ser revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção. Devem ter inclinação suficiente em direção aos ralos para não permitir que a água fique estagnada. Não é permitida a utilização de papelão, tapetes, carpetes ou outros materiais não sanitários para forração de pisos.”

Portanto, é fundamental seguir o que a Anvisa exige. Por mais que não tenha uma indicação de material específico, as orientações acima devem ser respeitadas para garantir a máxima higiene e segurança no local.

Piso para cozinha industrial: mais utilizados

Existem muitas opções de pisos e revestimentos para cozinha industrial. Vale destacar os pontos positivos e negativos de cada um para que você escolha com sabedoria: 

Piso vinílico: é uma opção de fácil limpeza e que pode ser instalado até mesmo sobre outros revestimentos, evitando o quebra-quebra. No entanto, pode sofrer danos com a queda de objetos como panelas e facas. Além disso, não é muito resistente a produtos abrasivos na limpeza.

Piso cerâmico: modelo conhecido por sua alta durabilidade e variação de modelos. Possui a vantagem de ter uma instalação rápida e manutenção fácil. No entanto, merece atenção para suportar o tráfego de pessoas e produtos pesados. O rejunte também pode dificultar a limpeza pesada no local.

Cimento queimado: com o estilo rústico em ascensão, se tornou uma opção diferenciada e de baixo custo. No entanto, possui alta porosidade, absorvendo as partículas de sujeira e também os líquidos, caso não seja impermeabilizado. Além disso, pode se tornar escorregadio quando estiver molhado e até mesmo surgirem trincas e manchas com o tempo.

Piso epóxi: é o mais higiênico e fácil de limpar, resistindo melhor à infiltração e também a produtos mais fortes. É um piso monolítico, ou seja, é uma peça única sem rejunte, o que se mostra muito mais positivo na hora de limpar. No entanto, o piso epóxi deve ser aplicado por mão-de-obra especializada para que tenha sua eficiência comprovada.

Dicas para escolher o ideal

Para escolher o tipo de piso para cozinha industrial, é necessário considerar diversos fatores. O principal ponto que devemos destacar na escolha é a cor. É essencial que as cores claras sejam utilizadas para facilitar a limpeza e também para criar um ar mais clean a todo o ambiente. 

Além disso, é fundamental que o piso seja lavável, não absorvente e antiderrapante sem ser áspero demais. Dessa forma, facilita a limpeza e desinfecção, sem correr riscos de algum acidente por ser escorregadio. 

É essencial também que o material suporte tráfego intenso, tendo em vista que as pessoas passarão por esse local com frequência. O piso deve ter alta resistência à abrasão e ser anticorrosivo, suportando os agentes químicos de limpeza sem preocupações. É possível ainda contar com rejunte anti ácido.

Garanta piso para cozinha industrial com a Retaprene

Aqui na Retaprene você pode contar com o piso epóxi e muitos outros revestimentos e pisos para cozinha industrial. A Retaprene oferece a aplicação com Epóxi que não acumula poeira, umidade e nem micro-organismos. O local fica com uma superfície com alto brilho e com ótima resistência. Acesse nosso site e entre em contato para garantir qualidade e segurança em seus ambientes!

Recent Posts

  • Notícias

5 erros bem comuns na hora de aplicar o impermeabilizante

Impermeabilizar superfícies é essencial para proteger construções contra danos causados pela água e umidade. No…

1 mês ago
  • Notícias

Conheça as principais diferenças da resina acrílica para epóxi

Resinas são polímeros essenciais em uma variedade de aplicações industriais e criativas, variando de construção…

1 mês ago
  • Notícias

Confira as 8 diferenças da cola PU para as demais

Cola PU, ou cola de poliuretano, é um tipo de adesivo extremamente versátil e robusto,…

1 mês ago
  • Notícias

Quais são as principais aplicações do epóxi autonivelante em ambientes residenciais e comerciais?

O epóxi autonivelante é um revestimento versátil e durável amplamente utilizado em ambientes residenciais e…

4 meses ago
  • Notícias

Quais cuidados devem ser tomados na manutenção de um piso de porcelanato líquido?

Manter um piso de porcelanato líquido requer cuidados específicos para preservar sua beleza e durabilidade.…

4 meses ago
  • Notícias

Quais são as recomendações de segurança e manuseio ao usar cola PU?

A cola PU é amplamente utilizada em diversas aplicações devido à sua forte adesão e…

4 meses ago