Entenda a diferença entre piso epóxi e poliuretano
Quem não gosta de um lindo revestimento com aparência de porcelanato? Frequentemente usados em indústrias, estacionamentos, aeroportos e galpões, hoje é a vez de conhecer a diferença entre piso epóxi e poliuretano. Ambos ganham muita força no ramo de construção civil, pois além de proporcionarem resistência e durabilidade, também agregam em elegância. Acompanhem nosso artigo e saiba tudo sobre os queridos do momento!
Antes de escolher veja a diferença entre piso epóxi e poliuretano
O padrão de qualidade é sem dúvida, um dos critérios básicos para qualquer mercado. Seja no produto ou no espaço físico das indústrias, a aparência é fundamental no processo de avaliação. Por isso, é importante investir em soluções que agradem ao cliente, e claro, tragam benefícios aos colaboradores do local.
Então, como proposta para reunir, versatilidade, resistência, proteção, facilidade e beleza, surgiram no mercado os pisos epóxi e poliuretano.
Embora semelhantes na aparência e, apesar de não existir de fato, um sistema melhor que outro, eles possuem diferenças técnicas que podem determinar a escolha do cliente. Veja suas aplicações e defina seu preferido!
Piso Epóxi
O sistema epóxi apresenta maior resistência a produtos químicos. Entretanto, é mais sensível a exposição a luz, por isso é mais indicado em superfícies internas. Com ele é possível cobrir garagens, hospitais, laboratórios e indústrias, e escritórios pois é resistente e antiderrapante.
Este piso possui aparência de granito ou mármore, então além de ter um produto funcional, também é possível ganhar em elegância. Como sua superfície não possui vincos ou juntas, o epóxi ganha pontos com a impermeabilização e dificulta a proliferação de microorganismos. Sua instalação é feita em uma única camada!
Apesar de comumente usado em ambientes comerciais, também agrega valor a residências, já que é fácil de limpar e instalar, é aplicável sobre diversos tipos de superfícies, além de ser muito bonito esteticamente.
Como desvantagem deste produto, encontra-se o valor, e se comparado com pisos tradicionais pode riscar com mais facilidade.
Piso Poliuretano
Enquanto o piso epóxi não é indicado para áreas em contato com sol, o piso poliuretano é resistente à desgastes, choques térmicos e se dá melhor em contato com a luz, pois possui proteção UV. Sua estética e cor são mais duráveis e também são indicados para hospitais, indústria, clínicas, garagens e similares.
A grande vantagem deste produto é que pode ser polido e encerado, preservando sempre a estética, dando acabamento brilhante. Por seus inúmeros benefícios e versatilidade, também pode ser instalado em casas e lojas.
Este é um tipo de piso impermeabilizante, que garante proteção, durabilidade e resiste a produtos químicos. Ele dispensa água na composição, por isso seu acabamento é diferenciado e não amarela facilmente.
Para aplicar o piso poliuretano é preciso antes preparar o piso de baixo, fechando rejuntes e formando uma base lisa. As cores deste produto presentes no mercado são neutras, como branco, cinza e bege, ao passo que o pixo epóxi fornece uma gama maior de opções em tons variados.
Fez sua escolha? Próximo Passo
Tanto o piso epóxi quanto o poliuretano, não perdem em qualidade, salvo uma diferença ou outra, ambos são uma boa escolha. Agora, de nada adianta garantir um bom produto e falhar na instalação. Por isso, faça questão de exigir que todo o processo seja feito por uma empresa de confiança, profissional e que de fato, se preocupa em entregar bons resultados.
Conte com a Retaprene, uma empresa especializada em impermeabilização, pisos industriais, pisos para garagens de shopping, colégios e outros serviços, que fornece soluções sem dor de cabeça. Entre em contato conosco!
Leia também
Como limpar piso antiderrapanteComo solucionar infiltração na laje?