O que são os selantes de poliuretano
Os selantes de poliuretano (PU) são resinas de um material resistente, facilmente moldável e de baixo custo, utilizados no processo de chumbar ou fixar materiais. O selante é uma barreira protetora.
No mercado, existem diversos tipos de selantes, porém o selante de PU (ou chumbador químico como é conhecido) são os preferidos, pois sua aderência e capacidade de vedação não perdem a qualidade mesmo com os diferentes materiais.
As utilidades para os selantes de poliuretano
Os selantes de poliuretano são componentes bicomponentes, ou seja sem a presença de solventes na fórmula. Sua resina é fluída e perfeita para isolar fissuras e cavidades.
Sua maior aderência o torna ideal para o uso em variados tipos de superfícies, entre elas:
- Portas, janelas e calhas;
- Estrutura de concreto;
- Vedação;
- Rejuntamento no geral;
- PVC;
- ABS;
- Chapas de aço galvanizado;
- Madeira;
- Fibra de vidro.
Na área industrial, os selantes são usados para colagem e fixação de carrocerias, baús, ônibus, trailers, equipamentos de refrigeração etc.
Aplicação do selante em PU
Para aplicação do selante de poliuretano é preciso certificar-se que a superfície está livre de poeira, umidade, mofo, ferrugem ou qualquer outra substância que possa ficar grudada no selante, afetando a qualidade do resultado final.
É recomendado manter o ambiente em que o selante será aplicado bem arejado e para um bom acabamento o uso de fitas demarcando a área.
O selante é bem flexível e, com a ajuda de uma espátula, pode ser moldado conforme o necessário.
A Retaprene trabalha com outros tipos de peças em poliuretanos. Além dos selantes e peças também trabalhamos com:
– Impermeabilizantes;
– Isolamento térmico;
– Pisos e revestimentos;
– Resinas.
Com 15 anos de mercado e uma lista de clientes que contam com nomes como Embraer, Alcoa, CPTM e Aes Eletropaulo, nossos produtos são os da mais alta qualidade.
Entre em contato conosco e faça parte da família Retaprene.
Leia também
Passo a passo de como fazer impermeabilização de lajeO que é a impermeabilização industrial?