Como solucionar infiltração na laje?
As infiltrações são uma enorme dor de cabeça, uma vez que causam estragos estruturais e possibilitam a formação de mofo. Se a sua casa está sofrendo com esse tipo de problema, você não pode deixar de ler esse artigo. Nele, vamos falar desse inconveniente e te ajudar a evitar esse problema, entenda aqui como solucionar infiltração na laje.
Infiltrações na laje: os primeiros sinais
Identificar problemas de infiltração não é uma tarefa simples, mas se você estiver atento para alguns sintomas, será capaz de antecipar o problema e resolvê-lo. É imprescindível consertar problemas na laje, já que essas infiltrações podem comprometer toda a estrutura do imóvel. Por exemplo, a água pode se deslocar para as paredes, atingindo conduítes e até mesmo o rodapé.
Infelizmente, infiltrações em lajes de concreto são bem comuns, sendo que os seus principais sinais são:
- Marcas e escorrimentos no acabamento interno do ambiente;
- Gotejamentos em baixas proporções ou volumes maiores, gerando empossamentos em alguns casos;
- Desplacamentos e mofos em pinturas, reboco, texturas, rejuntes de pisos, entre outros tipos;
- Eventuais danos e curtos em equipamentos elétricos no teto;
- Corrosão e fragilização armaduras de aço da laje;
- Paredes internas e lajes umedecidas;
- Cheiro e marcas de mofo no ambiente.
As causas mais comuns
Existem alguns fatores que aumentam o risco de infiltração na laje, são eles:
- Falta de impermeabilização na laje;
- Impermeabilização malfeita dos pisos e fundações;
- Rachaduras causadas pelo tempo;
- Ação do tempo;
- Falta de manutenção;
- Telhas quebradas;
- Calhas com vazamentos;
- Pontos em que a água da chuva consegue se acumular;
- Trincas e rachaduras no lado externo;
- Paredes construídas na divisa;
- Tubulações com vazamentos.
Resolva problemas de infiltração na laje
Para te ajudar com esse incômodo, separamos alguns conselhos, veja:
- Preparação: o primeiro passo é realizar a limpeza e lixamento da superfície, incluindo a remoção de todas as impurezas que podem prejudicar a adesão dos produtos na laje. Além disso, você deve tratar trincas, fissuras, buracos e correção de caimentos irregulares na laje que impeçam a vazão da água.
- Primer + tela estruturante: aplique o produto primer em poliuretano na superfície, uma vez que ele é um material mais fluido e possibilita uma maior penetração na porosidade do substrato vedando totalmente a superfície de concreto. Ainda por cima, utilize uma tela estruturante simultaneamente a camada de primer, possibilitando maior reforço mecânico a impermeabilização.
- Coverprime 1034 impermeabilizante: após aplicar a camada de primer, você deve utilizar o Coverprime 1034 para aumentar eficiência do processo.
- Acabamento Antiderrapante (opcional): o antiderrapante é recomendado para áreas onde a laje receberá tráfego intenso, aumentando a segurança em dias molhados.
- Pintura final em PU Alifático (opcional): além de melhorar a estética da impermeabilização, a pintura auxilia na reflexão dos raios solares e evita o amarelamento/oxidação do poliuretano com o passar do tempo.
Impermeabilização de laje: a melhor opção para evitar o problema
Sem dúvidas, uma das melhores opções para evitar problemas de infiltração é a impermeabilização. Ou seja, a laje deve ser impermeabilizada assim que for “batida”. Entre os materiais indicados, os principais destaques são a manta asfáltica, as resinas impermeabilizantes e a argamassa impermeável. A região precisa estar limpa e é preciso seguir as orientações do fabricante do produto. Os fabricantes indicam se o material é próprio para lajes que têm tráfego.
Conte com a Retaprene, uma empresa especializada em impermeabilização, pisos industriais, pisos para garagens de shopping, colégios e outros serviços, que fornece soluções sem dor de cabeça. Entre em contato conosco!
Leia também
Entenda a diferença entre piso epóxi e poliuretanoEspuma de poliuretano: Conheça vantagens deste isolamento térmico